Alice Cullen
Alice Cullen (nascida Mary Alice Brandon) é filha adotiva de Carlisle Cullen e Esme Cullen, irmã adotiva de Edward Cullen, Rosalie Hale e Emmett Cullen e parceira de Jasper Hale. Ela é descrita como pequena e delicada como uma fada e sua habilidade especial é ver o futuro; essa habilidade é muito útil, já que dá à família um aviso antecipado de qualquer perigo, porém não muito concreta, pois o futuro pode mudar, dependendo das decisões que as pessoas tomam. Além disso, ela é incapaz de ver o futuro onde os transfiguradores e Renesmee Cullen (uma mestiça) estão, ou seja,ela não consegue enxergar o futuro no que ela não experimentou em algum momento de sua existência. Sua habilidade a salvou de ser uma completa selvagem, já que o funcionário do hospital psiquiátrico onde ela se encontrava desapareceu após transformá-la em vampira, sem lhe dar qualquer explicação sobre o que ela tinha se tornado. Alice também viu Jasper e os Cullen em seu futuro, e entendeu que deveriam ficar juntos. Alice ficou esperando por Jasper, e depois que conversaram, foram ao encontro da família Cullen. Alice se torna grande amiga de Bella Swan.
Bella Swan
Isabella "Bella" Marie Swan (mais tarde Bella Cullen) é uma adolescente desajeitada que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, para morar com seu pai, Charlie. Embora vários rapazes tenham se mostrado interessados por ela, ela apaixona-se por Edward Cullen, que depois ela descobre ser um vampiro. Mais tarde, em uma tentativa de protegê-la, Edward vai embora e deixa Bella, alegando que deixou de gostar dela. Bella é consolada por Jacob Black, que torna-se seu melhor amigo. Quando Edward regressa, Bella sente-se dividida entre ele e Jacob, por quem se descobre apaixonada, mas percebe que o sentimento não é tão profundo quanto o que sente por Edward. Bella acaba se casando com Edward e, depois de uma gravidez de risco, dá à luz a filha deles, Renesmee. Bella torna-se vampira logo depois de a filha nascer; depois de transformada, ela descobre que tem a capacidade de se controlar do lado de humanos e o dom de criar um escudo contra ataques mentais de outros vampiros. Quem a ajuda a descobrir esta habilidade são os vampiros Eleazar e Kate, do clã Denali, e Zafrina, do clã das Amazonas.
Edward Cullen
Edward Cullen (nascido Edward Anthony Masen) nasceu em 20 de junho de 1901, em Chicago, Illinois. Ele foi infectado pela gripe espanhola durante o surto de 1918, e foi transformado em um vampiro pelo Dr. Carlisle Cullen, depois de sua mãe, Elisabeth, pedir que fizesse isso, antes de morrer. Edward se alimenta apenas do sangue de animais, e tem a habilidade de ler mentes, com exceção de Bella Swan.
Carlisle Cullen
Carlisle Cullen é a figura paterna dos Cullen e parceiro de Esme Cullen, conhecido por sua compaixão. Ele nasceu na década de 1640, em Londres, e foi transformado em vampiro quanto tinha 23 anos, quando foi atacado por um vampiro dos esgotos de Londres. Depois disso, sentiu uma repulsa tão grande por si mesmo, que tentou se matar de diversas formas, até mesmo por inanição. E foi por causa desta última que descobriu que poderia existir e não ser um monstro, pois estava com tanta sede, que quando avistou um pequeno grupo de cervos, o atacou. A partir de então, passou a se alimentar de sangue animal, e ficou resistindo anos ao sangue humano, para poder trabalhar na medicina. Nunca bebeu sangue humano, e diz que o cheiro de sangue não o afeta mais. Ele trabalha como médico em Forks, e cuidou de Bella enquanto esteve grávida, em Amanhecer.
Jacob Black
Jacob Black é o melhor amigo de Bella Swan. Ele pertence a tribo Quileute e é um lobisomem/transfigurador. Em Crepúsculo, representa um papel menor, sendo um amigo de infância esquecido de Bella, que lhe revela as lendas contadas em sua tribo sobre os Cullen serem "os frios", ou seja, vampiros. A partir de Lua Nova, passa a ter maior importância na história, dando grande apoio a Bella, depois da partida de Edward, e acaba se apaixonando por ela. Embora ele passe a maior parte de Eclipse tentando conquistar Bella, em Amanhecer ele tem um imprinting - processo involuntário em que o transfigurador encontra sua alma gêmea - com Renesmee Cullen.
Emmett Cullen
Emmett Cullen (nascido Emmett McCarty) é o marido de Rosalie Hale. Ele é muito forte, mesmo para um vampiro, e é descrito como musculoso. Se tornou um vampiro em 1935, quando tinha 20 anos. Emmett foi encontrado por Rosalie Hale quando estava caçando e sendo atacado por um urso; ele já estava quase morto quando Rosalie levou-o para Carlisle para que este transformasse Emmett em vampiro assim como eles, pois viu nele uma criança amável que conheceu quando era humana, o filho de sua amiga. Surpreendentemente, Emmett Cullen não achou tão negativo deixar para trás a humanidade e passou a ter Rosalie como um anjo que apareceu em sua vida. Emmett apoia que Bella faça parte de família Cullen, e vota para que ela seja transformada em vampira, em Lua Nova.
Jasper Hale
Jasper Hale (nascido Jasper Whitlock) é o parceiro de Alice Cullen, apresentado aos humanos como irmão legítimo de Rosalie Hale. Ele tem a habilidade de sentir e influenciar a emoção das pessoas à sua volta e tem maior dificuldade que os outros com o estilo de vida "vegetariano" dos Cullen, já que é o membro mais novo da família. Quando tinha quase 17 anos, aliou-se ao Exército Confederado, dizendo que tinha 20 anos. Tornou-se o major mais jovem do Texas, mesmo mentindo sua idade (agora com 17 anos). Foi transformado em vampiro em algum momento durante a Guerra Civil, quando um grupo de três vampiras mexicanas - Maria, Nettie e Lucy - vagavam pelas ruas. Elas se interessaram por ele, e Maria o transformou. Estava envolvido inicialmente em guerras de vampiros, criando novos vampiros, treinando-os e juntando-os em exércitos. Até que, incentivado por Peter e Charlotte, um casal de vampiros amigos seus, abandonou as guerras de vampiros. Então encontrou Alice, e os dois se tornaram parte da família Cullen. Em Eclipse treinou os Cullen e mostrou-se muito habilidoso e rápido para lutar, afirmando para Bella que nunca perdeu uma luta.
Renesmee Cullen
Renesmee "Nessie" Carlie Cullen é uma meio-vampira, meio-humana, filha de Bella e Edward Cullen, nascida em Amanhecer. Renesmee se desenvolve rapidamente, tanto mentalmente quanto fisicamente, e tem a habilidade de transmitir seus pensamentos para outras pessoas apenas tocando nelas. Jacob Black, que sofreu um imprinting com ela, a apelidou de "Nessie" por que considera seu nome muito "boca-cheia". Um dia, quando ela saiu para caçar com Bella e Jacob, Irina (membro do Clã Denali) a viu e achou que ela fosse transformada ainda criança, então denunciou para os Volturi. Isso quase levou a uma grande batalha entre os Cullen e seus vampiros aliados e os Volturi, mas tudo foi esclarecido. No final de Amanhecer, é revelado que Renesmee parará de crescer após sete anos, quando tiver a aparência física de uma adolescente de 17 anos, assim tornando-se imortal.
os volturi
James
Antagonista durante o primeiro livro da série, James é retratado como um impiedoso vampiro "rastreador", que persegue humanos como animais, por esporte. Laurent, que formava um clã com James e Victoria, disse que ele "sempre consegue o que quer", embora mais tarde James tenha revelado a Bella que a então humana Alice Cullen lhe havia escapado, já que outro vampiro a havia transformado para impedir que ele a pegasse. Diferente da família Cullen, ele ingere sangue humano como comida. Na parte final de Crepúsculo, James é destruído por Jasper Hale e Emmett Cullen, depois de conseguir ficar a sós com Bella em um estúdio de balé e tentar matá-la.
Victoria
Victoria é uma vampira ruiva que originalmente fazia parte do clã de James, e era sua parceira. Ela tem um pequeno papel durante o primeiro livro, ajudando James a capturar Bella. Depois que James é destruído, ela decide se vingar de Edward Cullen, por causar a morte dele, matando sua parceira, Bella Swan. No entanto, durante Lua Nova, Bella está suficientemente protegida de sua ira pelos transfiguradores Quileutes. Meses mais tarde, em Eclipse, Victoria cria vários vampiros para usar em uma batalha contra os transfiguradores e os Cullen. Durante essa batalha, ela e seu companheiro, Riley, foram destruídos por Edward, com a ajuda de Seth Clearwater. Ela tem como habilidade um senso de auto-preservação fora do normal. Ela é destruída por Edward em Eclipse.
Durante as duas primeiras adaptações cinematográficas da série, Victoria foi interpretada por Rachelle Lefevre. Porém, na terceira, quem a retrata é Bryce Dallas Howard.[5]
Laurent
Laurent é membro do clã de James em Crepúsculo. Quando James e Victoria decidem perseguir Bella, ele abandona o clã e vai para o clã Denali, no Alaska, onde vivem outros vampiros "vegetarianos". No entanto, ele não se adapta bem a esse estilo de vida, caçando humanos ocasionalmente. Durante a permanência, ele tem um relacionamente com Irina, mas não é forte o suficiente para mantê-lo com o clã de Denali, e ele retorna para Forks em Lua Nova, como um favor à Victoria. Ele encontra com Bella e tenta matá-la, mas é impedido pelos transfiguradores, e destruído em seguida.
Riley Biers
Como um vampiro, Riley Biers é alto e musculoso com olhos vermelhos brilhantes e cabelos loiros. Victoria transformou Riley quando ele tinha aproximadamente a idade de Bella, em Eclipse. Uma vez que ele age com certo controle, ele ajuda Victoria a liderar os vampiros recém-criados. Ele realiza seu trabalho por causa de seu amor por Victoria, que ela finge corresponder.[7] No entanto, em uma batalha entre os recém-criados e os Cullen, no final de Eclipse, Edward avisa a Riley que Victoria estava mentindo para ele. Primeiro Edward tenta convencer Riley a parar de lutar, mas, como não há resultado, finalmente o mata com a ajuda de Seth Clearwater. O personagem não tinha um sobrenome no livro,[8] tendo sido criado especialmente para o filme.
Bree Tanner
Bree Tanner faz parte do exército de vampiros recém-criados feito por Victoria para matar Bella, que se refere a ela como se tivesse por volta de 15 anos e com cabelos pretos. Após a derrota deles, Carlisle oferece a ela uma chance de se render para não ser destruída. Porém, com a chegada dos Volturi, acaba sendo interrogada sob tortura por Jane e depois destruída por Félix, mesmo depois de Carlisle ter se oferecido para cuidar dela.
Clã Denali
Eleazar e sua parceira Carmen, as irmãs Tanya, Irina (depois falecida) e Kate, e mais tarde o parceiro de Kate, Garrett, são membros do clã Denali. Assim como os Cullen, o clã Denali pratica a dieta de beber sangue animal ao invés do humano. Eles vivem em bons termos com os Cullen, embora o relacionamento fique enfraquecido durante Eclipse, quando se recusam a lutar contra Victoria e seus recém-criados, por causa do sentimento que Irina tinha por Laurent, que os Transfiguradores mataram, e os Cullen não permitiram que vingassem isso. Tanya é sua líder e é descrita como tendo cabelos loiros-avermelhados, e esteve interessada em Edward Cullen, embora ele a tenha recusado. Carmen fala espanhol fluentemente e foi a primeira a escutar e não ter medo de Renesmee por ser uma mestiça. Eleazar, um ex-membro da guarda dos Volturi, também fala espanhol fluentemente e tem a habilidade se identificar quais são os dons dos outros vampiros, e até os dons que os humanos teriam se fossem transformados, mesmo isso exigindo mais esforço de sua parte. Garrett é um aventureiro, conhecido por ser um patriota americano. Ele entra no clã Denali em Amanhecer, quando se torna parceiro de Kate. Kate é descrita como bonita e loira, e tem a habilidade de produzir uma corrente elétrica através de sua pele, podendo incapacitar temporariamente outros vampiros. Ela ajuda Bella a usar e melhorar sua recém-descoberta habilidade.
Sasha, Vasilii e Irina eram antigos membros do clã Denali. Sasha, a criadora de Tanya, Kate e Irina, e Vasilii, foram executados pelos Volturi por ela tê-lo criado, sendo ele uma criança imortal, o que é contra a lei dos vampiros, já que as crianças são incapazes de lidar com suas capacidades e não possuem controle sobre si mesmas. Irina era parceira de Laurent, e, apesar de ter rancor dos transfiguradores por causa da morte dele, foi procurar os Cullen em Amanhecer para fazer paz. Mas antes que pudesse falar com eles, ela vê Renesmee, achando que ela era uma criança imortal, e denuncia os Cullen para os Volturi. Depois que descobrem que Renesmee não é o que Irina dizia, os Volturi a destruiram por seu engano.
No cinema, MyAnna Buring retrata Tanya, Casey LaBow interpreta Kate, Mia Maestro dá vida a Carmen, Christian Camargo interpreta Eleazar[11] e Irina será interpretada por Maggie Grace.[12]